Inspeção 3D de grandes componentes de máquinas pesadas para economizar custo de material

Categoria(s): Inspeção
ambiente de fábrica com peça grandes
Digitalizador 3D ajudou fabricante de equipamentos de usina a entender melhor onde reduzir matérias-primas no processo de produção.

O desafio

Um grande fabricante de peças usinadas de grande porte acompanhou pela primeira vez o processo de Inspeção 3D de peças fundidas com o auxilio de um Scanner 3D e Software especializado.

O cliente fabrica equipamentos pesados de engenharia para usinas de energia, principalmente pás de grande porte para equipamentos de geração de energia. Os impulsores produzem primeiramente como peças fundidas e depois usinados de acordo com as especificações corretas.

A matéria-prima utilizada para a fabricação dessas peças é o aço inoxidável. Para o processo de usinagem após a fundição, é importante minimizar o desperdício de material, já que o material utilizado é caro. Portanto, manter muita matéria-prima nas peças fundidas também torna a peça pesada para o transporte.

Por que Inspeção 3D para peças fundidas?

Inspeção 3D de peças fundidas usando um scanner 3D e um software de inspeção 3D apresentou a oportunidade de identificar áreas problemáticas e dessa forma, analisar a peça de forma abrangente. Sendo assim, ele quantificaria onde as áreas problemáticas existem, eliminando qualquer adivinhação e com alta precisão. Ao fazer medições precisas de toda a geometria da superfície da fundição usando um scanner 3D e, em seguida, compará-las com o componente usinado acabado usando um software de inspeção 3D, o cliente pode ver a peça em sua totalidade para identificar o problema e corrigir esses problemas.

Solução

O rotor consiste principalmente de superfícies orgânicas. Dessa forma, para esse caso o uso de um scanner 3D de luz estruturada forneceu uma maneira mais fácil de fazer a maioria das medições de superfície no menor período de tempo, em comparação com ferramentas de medição convencionais (como paquímetros ou MMCs portáteis). Conheça mais sobre estes digitalizadores 3D aqui.

Digitalizador 3D da Polyga - Carbon X
Digitalizador 3D da Polyga – Carbon X

A lâmina do rotor tem 1500mm x 1000m de tamanho, que é um componente relativamente grande. Por isso, o Polyga Carbon X fornece um grande campo de visão para digitalizar um componente deste tamanho, sendo leve e portátil para transportar até a fábrica de produção do cliente. Sendo assim, o scanner 3D é capaz de capturar 5 milhões de pontos de dados de medição em 0,25 segundos por digitalização.

O Polyga Carbon X foi selecionado para este projeto por possuir um grande campo de visão e portabilidade.
Selecionamos o Polyga Carbon X para este projeto, por possuir um grande campo de visão e portabilidade.

O uso de marcadores de fotogrametria tornou rápida e fácil a digitalização de grandes partes orgânicas, dessa forma, automatizando o processo de alinhamento de dados do scanner.

Pontos de fotogrametria foram colocados no rotor para auxiliar no auto alinhamento e fusão de digitalizadores 3D em um modelo 3D
Pontos de fotogrametria foram colocados no rotor para auxiliar no auto alinhamento e fusão de digitalizadores 3D em um modelo 3D completo.

Reator Digitalizado para 3D

O rotor fundido é digitalizado em um modelo 3D depois que todas as digitalizações foram capturadas e fundidas dentro do FlexScan3D, um software de digitalização 3D que alimenta o Polyga Carbon X.

Fundição do rotor como um modelo digital 3D.
Fundição do rotor como um modelo digital 3D.

Por fim, o modelo digital em 3D foi comparado com o modelo usinado finalizado no Geomagic Control X para determinar se há excesso de material mantido na fundição.

Comparando os dados de digitalização 3D da fundição do impulsor com o rotor usinado. Dados medidos (esquerda).  Dados de referência (à direita).
Comparando os dados de digitalização 3D da fundição do impulsor com o rotor usinado. Dados medidos (esquerda).  Dados de referência (à direita).
Comparando os dados de digitalização 3D da fundição do impulsor com o rotor usinado. Dados medidos (esquerda).  Dados de referência (à direita).

Os relatórios foram gerados automaticamente pelo Geomagic Control X para, então, identificar exatamente onde a fundição tem muito material. Dessa forma, os diagramas do relatório deram uma compreensão visual de onde e como corrigir o problema em um piscar de olhos. E por fim, o relatório também forneceu uma análise minuciosa para aprofundar a questão. Assim, ao reduzir materiais nessas áreas, o cliente é capaz de aumentar o custo-benefício geral da peça.

Resultado da Inspeção de Peças Fundidas

O relatório identificou uma série de áreas em que há muito mais aço inoxidável do que o necessário. Otimizando o componente fundido, o peso atual da fundição em 819 kg pode ser reduzido para 660 kg. Uma redução de 159 kg de matéria-prima se traduz em aproximadamente US$ 600 por componente.

Peso atual da fundiçãoFundição reduzida paraReduzir material porEconomia de custos
819 kg660 kg159 kgUSD 600 /por componente

Estamos felizes com os resultados dos relatórios. A inspeção de peças usando digitalização 3D e inspeção 3D nos forneceu a maneira mais rápida e precisa de identificar especificamente onde podemos reduzir materiais. Tomamos medidas corretivas para reduzir o excesso de estoque nos componentes de fundição que resultaram em uma enorme economia de custos de material

Diretor de Qualidade, Fabricante de Equipamentos de Engenharia Pesada